Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Conheça um dos maiores Terminais de Contêineres do Mundo - SANTOS BRASIL TECON PORTO SANTOS (SP)

A Empresa


A Santos Brasil é referência na operação de contêineres na América do Sul. Atualmente conta com três terminais de contêineres: Tecon Santos, no Guarujá (SP), Tecon Imbituba, em Imbituba (SC), e Tecon Vila do Conde, em Barcarena (PA), além de um terminal de exportação de veículos (TEV) no Porto de Santos e unidades de logística portuária integrada em Santos (SP), Guarujá (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Imbituba (SC).

A Companhia formula soluções completas de logística integrada para clientes dos mais variados segmentos, como os da indústria química, farmacêutica, alimentícia, autopeças, eletroeletrônicos e bens de consumo, suprindo importantes diferenciais de pontualidade, rapidez e segurança.

Empresa de capital aberto e listada no nível 2 de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), a Santos Brasil já investiu cerca de R$ 3 bilhões em qualificação de mão-de-obra, tecnologia e modernização da infraestrutura portuária nos locais onde seus terminais estão estabelecidos. Suas unidades de negócio contam com sistemas de posicionamento de contêineres (GPS) de última geração, cálculos de pátio (como o sistema Navis, um dos mais avançados do mundo) e monitoramento eletrônico de contêineres refrigerados, que ajudam a garantir a segurança e a qualidade na prestação de serviços. No segmento logístico, a empresa desenvolve soluções customizadas que utilizam o sistema de Supply Chain Management (SCM), oferecendo mais tranquilidade e eficiência ao transporte de mercadorias.

A Companhia busca ainda gerar valor para os acionistas e para a sociedade, visando o desenvolvimento sustentável do negócio. Promove educação profissional para jovens das comunidades onde atua e alinha-se com boas práticas de preservação ambiental.

Com alto desempenho operacional e responsabilidade socioambiental, a Santos Brasil é parte fundamental no crescimento do País.

A História

Ano 1981
Inauguração do Tecon 1, primeiro terminal brasileiro construído especialmente para movimentar contêineres.



Ano 1995
Lançamento do projeto Santos 2000, da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), para tornar o Porto de Santos
mais moderno e competitivo. Estabelece parâmetros para o Programa de Arrendamentos e Parcerias do Porto de Santos (Proaps).

Ano 1997
O Consórcio Santos Brasil sagra-se vencedor no processo público para arrendamento do terminal de contêineres do
Porto de Santos (Tecon de Santos / Tecon 1), realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
O consórcio vencedor origina a Santos Brasil S.A.

Ano 2001
250 metros de cais são agregados aos 510 metros originais do Tecon de Santos, que passa a operar com um cais
acostável de 760 metros.

Ano 2003
A Codesp incumbe à Santos Brasil S.A. a instalação e a operação, em área adjacente ao Tecon de Santos, de um terminal
para a movimentação de veículos, em atendimento ao antigo pleito da indústria montadora sediada no estado de São Paulo.
A incumbência foi formalizada num Termo de Permissão de Uso (TPU), unilateral e precário, estatuindo, entre outras
condições, que a operação do futuro Terminal de Exportação de Veículos (TEV) ficaria a cargo da Santos Brasil,
exclusivamente até sua efetiva licitação pública.

Ano 2006
Operação do primeiro navio de veículos no TEV, em maio. Em outubro, a Santos Brasil S.A. conclui seu IPO na Bolsa de
Valores de São Paulo e ingressa no nível 2 de governança corporativa.



Ano 2007
Início das obras para expansão adicional do Tecon de Santos, conferindo ao terminal uma estrutura com 980 metros de cais
acostável - indispensável para a operação simultânea de três navios porta-contêineres modernos, com até 300 metros
de comprimento. No mesmo mês, é implementado o plano de reestruturação societária com a criação da
Holding Santos Brasil Participações S.A. Em novembro, a Nova Logística S.A. - subsidiária da Santos Brasil
Participações S.A. - expande a gama de serviços oferecidos ao adquirir a Mesquita S.A. Transportes e Serviços,
empresa especializada em serviços de logística.

Ano 2008
Em fevereiro, a NaraValley Participações S.A. - subsidiária integral da Santos Brasil Participações S.A. -
adquire 75% das ações representativas da empresa Pará Empreendimentos Financeiros S.A., que detém 100% das ações do
capital da Convicon - Contêineres de Vida do Conde S.A. A partir de então, a Santos Brasil passa a deter o controle
da arrendária do terminal de contêineres do Porto de Vila do Conde, no Pará. Em março, a Santos Brasil Participações,
por meio de sua subsidiária integral Tecon Imbituba S.A., é declarada vencedora do processo licitatório de
arrendamento do terminal de contêineres do Porto de Imbituba no estado de Santa Catarina, conduzido pela
Companhia Docas de Imbituba (CDI).

Ano 2009
Tem lugar o processo público de licitação para arrendamento do TEV. A Santos Brasil sagra-se vencedora do concurso,
por meio de sua subsidiária Union Armazenagem e Operações Portuária S.A.

Ano 2010
Em 2010, foi desenvolvido um estudo de posicionamento institucional que culminou com a revisão logomarca da
Santos Brasil, que passou a refletir de forma mais evidente os modernos conceitos de tecnologia, qualidade,
segurança e gestão responsável que fazem da Santos Brasil referência em seu setor.

Missão


Oferecer serviços de infraestrutura portuária e de logística integrada com rapidez, qualidade e segurança, respeitando o indivíduo e o meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país.


Visão

Ser a melhor empresa de infraestrutura portuária e de serviços de logística integrada nos mercados em que atua.


Qualidade e Segurança

Proteger o patrimônio de seus clientes, parceiros, visitantes e colaboradores sempre foi uma questão fundamental para a Santos Brasil. Ferramentas de última geração e funcionários altamente capacitados auxiliam o desafio de zelar pelas regras de segurança, integridade física e patrimonial, sem comprometer a qualidade dos serviços.

Confira algumas das medidas de segurança e padrões de qualidade adotados pela companhia:



Segurança Eletrônica - por meio de gravação de imagens e dados diversos, emite registros das pessoas e veículos que circulam em todas as áreas sob a responsabilidade da Santos Brasil.
Os equipamentos de comunicação operam 24 horas e, sempre que necessário, a Alfândega ou a Polícia Federal são acionadas, assim como a Delegacia Especial de Polícia Marítima (Depom) e o Plano de Apoio Mútuo de Guarujá, (Pamg). A área conta também com um rádio comunicador, ligado 24 horas à rede do Pamg, para chamadas de emergências que envolvam o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. A empresa conta ainda com Diálogo Diário de Segurança (DDS), auditorias internas, inspeções regulares, treinamentos e campanhas de conscientização, Comissão de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (CPATP), Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (SIPATP), Análise Preliminar de Risco (APR) e equipe de emergência devidamente dimensionada e treinada para atender a qualquer tipo de ocorrência de caráter emergencial.

A área de Logística é parceira do Programa Atuação Responsável desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). O projeto é reconhecido como um programa de Responsible Care® pelo Conselho Internacional das Associações da Indústria Química (ICCA). O controle de veículos e cargas que entram e saem do Tecon Santos via terrestre é feito por Optical Character Recognition (OCR), que verifica a placa do caminhão e o número do contêiner.

A identificação dos motoristas que chegam aos terminais da Santos Brasil é feita por sistema de biometria, ou seja, só tem acesso à unidade aquele que tiver sua digital cadastrada no sistema e confirmada no momento da entrada.
A armazenagem, assim como o controle e o planejamento do embarque e desembarque de contêineres, é realizada por meio de um sofisticado sistema de planejamento logístico (Navis), que utiliza softwares específicos para fazer as reservas no pátio, agrupando-os por ordem de descarga nos portos. Todos os guindastes do Tecon Santos contam com sistema de localização (DGPS) ligado a uma rede outdoor wireless, que dispara a ordem do sequenciamento de embarque para carretas, empilhadeiras e guindastes aos mais de 500 coletores de dados da unidade.



ISO 14001:2004

Unidade Certificada: Tecon Santos

A certificação ISO 14001 estabelece uma série de diretrizes desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) para que uma organização possa controlar possíveis impactos ambientais de seu negócio, além de indicar ações para propiciar melhora contínua de suas operações.

A Santos Brasil passou por processos de treinamento de pessoal, monitoramento de atividades e auditorias internas para que a certificação fosse instituída em seu negócio. A empresa segue as normas estabelecidas desde março de 2000 para as atividades de operações portuárias, unitização, desunitização e armazenagem de carga conteinerizada, veículos e carga solta.



ISO 9001:2008

Unidades Certificadas: Tecon Santos, Tecon Imbituba, Tecon Vila do Conde,Logística

A certificação ISO 9001 estabelece uma série de diretrizes para melhorar a gestão da qualidade de uma empresa. Desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO), as normas auxiliam no desenvolvimento dos processos internos, oferecem maior capacitação dos colaboradores, monitoramento do ambiente de trabalho, além de verificarem o grau de satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores.

A Santos Brasil passou por processos de treinamento de pessoal, monitoramento de atividades e auditorias internas para que a certificação fosse instituída em seu negócio para as atividades de operações portuárias, unitização, desunitização e armazenagem de carga conteinerizada, veículos e carga solta.

As unidades do Grupo Santos Brasil foram certificadasna norma ISO 9001 conforme abaixo:

- Tecon Santos desde agosto de 2002

- Tecon Imbituba desde dezembro de 2009

- Tecon Vila do Conde desde agosto de 2009

- Logística desde abril de 2009




OHSAS 18001:2007

Unidade Certificada: Tecon Santos

O Tecon Santos foi recomendado pela equipe de auditores da entidade certificadora a receber o certificado OHSAS 18001 - padrão internacional que avalia o sistema de gestão da corporação, com o foco voltado para a saúde e segurança do trabalho.

A recomendação atesta ao compremetimento da Santos Brasil no atendimento dos requisitos de segurança, saúde ocupacional e prevenção e controle de risco das atividades desenvolvidas pela companhia no Porto de Santos. Segundo os auditores, que estiveram na localidade, o sistema de gestão adotado no Tecon Santos está acima da média dos padrões de mercado.

A certificação OHSAS 18001 atesta que a empresa possui ferramentas que possibilitam atingir, controlar e melhorar o nível do desempenho da saúde e segurança do trabalho sistematicamente.

O Tecon Santos é certificado desde dezembro de 2010.




SASSMAQ:2005

Unidade Certificada: Logística

O Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ) tem por objetivo reduzir progressivamente os riscos envolvidos nas operações de transporte e distribuição, com a assinatura do termo de compromisso do Programa Atuação Responsável pela Indústria Química, essa se compromete a operar somente com operadores logísticos avaliados no SASSMAQ.

Desde 2003, a Santos Brasil Logística atua como parceira das indústrias químicas, assumindo compromisso com o Programa Atuação Responsável e periodicamente é avaliada. Essa avaliação permite que a empresa continue habilitada a transportar produtos químicos de seus clientes.



ISPS CODE

Unidade Certificada: Tecon Santos

Em 2005, o Tecon Santos implementou o Plano de Segurança Pública Portuária e passou a seguir o código internacional de proteção de navios e instalações portuárias, o que lhe garante habilitação para operar com navios porta-contêineres e de carga geral empregados no tráfego marítimo internacional.


Operações Portuárias

A Santos Brasil opera três terminais de contêineres localizados em pontos estratégicos da costa brasileira: Tecon Santos (SP), Tecon Imbituba (SC) e Tecon Vila do Conde (PA), além do Terminal de Veículos do Porto de Santos (SP). Todos eles estão integrados à operação logística, para oferecer aos nossos clientes uma plataforma logística única, do porto à porta.

Equipe altamente especializada, tecnologia de ponta, segurança, qualidade e produtividade são os nossos diferenciais. Conheça o passo-a-passo da operação. ( ordem 1ºfoto- Tecon Santos SP , Tecon Imbituba SC , Tecon Vila do Conde PA , Terminal de Veículos do Porto de Santos SP )
















Operações Logísticas
A Santos Basil oferece serviços de logística, transporte e distribuição integrados aos terminais portuários, promovendo sinergia operacional, mais qualidade e geração de valor para seus clientes.

Com uma equipe de projetos altamente qualificada, desenvolve soluções "customizadas". Entre os serviços oferecidos também estão incluídas soluções para cargas especiais e de projetos.

Logística
Todos os serviços de transporte, distribuição e armazenamento estão integrados aos terminais portuários da Santos Brasil.

Saiba Mais Centro de Distribuição
Unidade localizada em São Bernardo do Campo (SP) garante sinergia das operações logísticas oferecidas pela empresa.

Saiba Mais Transporte de Distribuição
A proximidade de portos e aeroportos facilita o recebimento e expedição de produtos por meio aéreo e marítimo.

Valor Ambiental
A Santos Brasil promove ações internas e externas para preservação e educação ambiental. Busca, essencialmente, diminuir os impactos da sua atividade no meio ambiente.

Projeto Carbono

A Santos Brasil realiza desde 2007 inventário das suas emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) no Tecon Santos e desde 2008 na Santos Brasil Logística. Em 2012, passou a medir as emissões de GEE em todas as suas unidades de negócio.

É a primeira empresa do setor portuário a integrar a Plataforma Empresas pelo Clima (EPC) da Fundação Getúlio Vargas. O projeto visa prover apoio técnico e científico para empresas que buscam reduzir as emissões de gases de efeito estufa em suas operações e produtos, estimulando a economia de baixo carbono e a preocupação com as mudanças climáticas.

Motorista Sustentável

Programa Motorista Sustentável, adotado há oito anos na unidade de transporte rodoviário de Santos visa orientar e estimular a adoção de boas práticas de segurança e uso racional dos recursos com benefícios diretos ao meio ambiente.


O programa foi reconhecido pelo Prêmio de Responsabilidade Ambiental concedido pela montadora Mercedes-Benz a seus fornecedores. A comissão julgadora foi constituída por ambientalistas de entidades, como BNDES, e universidades paulistas, como FEI e Unesp.

Aproveitamento de Resíduos

A empresa promove a coleta seletiva em suas unidades operacionais. Em vigência há doze anos, o programa busca a conscientização para a gradual diminuição da geração de resíduos. Em 2012, foi aplicada uma metodologia para levantamento de informações precisas em todas as operações.

A política de destinação de resíduos se baseia na legislação ambiental vigente, referente ao transporte, ao manuseio e às formas de destinação. Os descartes de água são monitorados e os efluentes tratados para descarte dentro dos padrões legais. GRI EN25



A Santos Brasil busca continuamente as melhores práticas para o destino de seus resíduos, com homologação de seus fornecedores e monitoramento da destinação final, para prevenir impactos no meio ambiente. Em 2012, ocorreram adaptações para atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que entrou em vigor no segundo semestre, em processo realizado em parceria com os fornecedores.

Todas as baterias e os pneus utilizados nas operações são recolhidos pelos fabricantes, conforme determina a legislação, e destinados à reciclagem.

Educação Ambiental

A Companhia reforça suas ações de contribuição à preservação do meio ambiente e de educação ambiental junto a seus colaboradores. Realiza anualmente a Semana do Meio Ambiente, que tem como objetivo ampliar o conhecimento dos funcionários, por meio de palestras e gincanas educativas.

Proteção à Baleia Franca

A Santos Brasil apoia e divulga as atividades da ONG Projeto Baleia Franca, que desenvolve trabalho de pesquisa e monitoramento desta espécie em risco de extinção, além de atuar nas áreas de educação e conscientização para a preservação ambiental. GRI EN15

Durante a ampliação do cais do Tecon Imbituba, em 2011, a entidade conduziu um programa de monitoramento visual que permitiu a realização das obras de extensão do terminal sem prejuízos à espécie. As obras foram concluídas sem impacto na migração e na reprodução das baleias.

Valor Social

A Santos Brasil apoia e investe em ações e atitudes que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Entre os valores corporativos da empresa, ressaltamos o respeito ao meio ambiente e a promoção do desenvolvimento das comunidades as quais a empresa está presente.

Escola Santos Brasil Formare

Em parceria com a Fundação Iochpe, a Santos Brasil mantém a Escola Santos Brasil Formare, que oferece cursos profissionalizantes reconhecidos pelo MEC para jovens de baixa renda. As aulas são ministradas por cerca de 140 funcionários voluntários dentro da empresa. Formamos duas turmas anualmente, de cerca de 20 alunos cada, das cidades de Guarujá e Santos (SP). Os alunos têm entre 17 e 18 anos e recebem, além de uniforme e alimentação, uma bolsa no valor de meio salário mínimo. O projeto iniciou em 2008 e já formou 136 jovens, destes 60% estão empregados e todos deram continuidade aos estudos em cursos técnicos ou faculdades. A remuneração inicial média desses jovens é cerca de 30% acima do salário inicial para quem entra no mercado de trabalho. A iniciativa visa inclusão social e capacitação de profissionais para o mercado portuário e logístico, além do estímulo ao voluntariado.


Parceiros da Educação

Em julho de 2011, em parceria com a ONG Parceiros da Educação e com a Prefeitura Municipal de Guarujá, a Santos Brasil formalizou o início das atividades do Projeto Parceiros da Educação, com a adoção da Escola Municipal Profa. Lúcia Flora dos Santos, em Vicente de Carvalho (Guarujá). A iniciativa busca elevar a qualidade do ensino nas escolas da rede pública da região, a partir da qualificação dos professores, apoio a gestão, integração a comunidade e investimentos em infraestrutura. Os resultados são acompanhados pelo desempenho da escola no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).



"Na Mão Certa"

A Companhia é signatária do programa "Na Mão Certa", desenvolvido pela Childhood Brasil - representante no país da World Childhood Foundation. A intenção do programa é sensibilizar os caminhoneiros para o problema da exploração sexual infantil nas estradas brasileiras, capacitando-os para que possam atuar como agentes de proteção.

Comunidade Nostra Aldeia

Realizado desde agosto de 2012, em parceira com a Associação Palavra de Vida, instituição responsável pelo desenvolvimento do projeto social Nostra Aldeia na comunidade Aldeia, no Guarujá, vizinha ao Terminal de Veículos (TEV). O projeto oferece aulas de jiu-jítsu e inclusão digital para cerca de 100 crianças e adolescentes da comunidade e conta com a participação de voluntários da Companhia. A parceria também engloba outras iniciativas, como passeios socioculturais, orientação de higiene bucal, patrocínio dos alunos do projeto em Campeonatos Regionais de Jiu-Jítsu e oficinas de geração de renda para as mães dos alunos assistidos.


Guerreiros Sem Armas

O projeto do Instituto Elos mobilizou jovens de 19 países numa ação conjunta com os moradores de três comunidades da Baixada Santista em julho de 2012, em sua sexta edição realizada no País. O programa de empreendedorismo social tem como objetivo formar jovens para transformar realidades em qualquer lugar do mundo.

Em 2012, 59 jovens realizaram um mutirão de quatro dias com os moradores das comunidades Aldeia, no Guarujá, e Morro São Bento e Vila Santa Maria, em Santos. Além do Brasil, eles vieram dos seguintes países: Argentina, Peru, Colômbia, Guiné Bissau, Egito, Índia, Quênia, Curaçao, México, Ruanda, África do Sul, Suíça, Holanda, Eslovênia, Canadá, Gana, Turquia e Zimbábue.

Eu Sou Voluntário

A Santos Brasil incentiva seus funcionários a realizarem ações voluntárias e acredita que a dedicação de tempo e talento em prol do voluntariado traz resultados e transformações positivas ao mundo em que vivemos. Além de envolver o público interno na atuação como empresa socialmente responsável, a iniciativa fortalece o vínculo dos funcionários com os projetos de responsabilidade social desenvolvidos e com as comunidades onde a empresa está inserida. Atualmente, cerca de 200 funcionários estão engajados em projetos e ações de voluntariado direcionados pela Companhia.


Estaleiro Musical de Guarujá

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e apoiado pela Santos Brasil, o projeto de inclusão social por meio da música, de autoria do Groove Allegro, está sendo desenvolvido em Vicente de Carvalho, com os alunos da banda marcial da Escola Estadual Prof. Walter Scheppis. A iniciativa tem como objetivo a formação de um pólo musical na comunidade, onde profissionais renomados da música instrumental ministram aulas de instrumentos de percussão.

Campanhas de Solidariedade

Com o objetivo de estimular a solidariedade entre os funcionários, a empresa desenvolve campanhas durante o ano como a de arrecadação de agasalhos, brinquedos e de alimentos, entre outras ações de mobilização.


Projeto "O Porto de Santos e a História do Brasil"

Desenvolvido pela Santos Brasil em parceria com a Neotropica Editora Multimídia, o projeto foi criado para auxiliar professores do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio em sala de aula. Conta com três peças: um DVD interativo (documentário), um manual para os professores, e um mapa com referências históricas. Todas reúnem informações de interesse histórico e cultural e utilizam o porto e a região do estuário como fio condutor da história. Foi distribuído para toda a rede pública (municipal e estadual) da região metropolitana da baixada santista.


Santos Brasil em números

ESTRUTURA

- 3 terminais localizados em pontos estratégicos da costa brasileira

- 1 terminal de veículos

- 1 terminal de carga geral

- 2 centros de distribuição

- 2 portos secos

- 3.600 funcionários



MOVIMENTAÇÃO

- 7,7% de movimentação de contêineres na América Latina

- Cerca de 20% da movimentação brasileira de contêineres

- 1.138.573 contêineres movimentados em 2012 nos três terminais

- 253.834 contêineres armazenados em 2011- Previsão de movimentação entre 1.630.000 e 1.730.000 TEUs em 2012
- 252.165 contêineres armazenados em 2012



DADOS FINANCEIROS

- Cerca de R$ 3 bilhões investidos desde 1997 em aquisições, expansões, melhorias e novos equipamentos

- Lucro líquido consolidado de R$ 270,2 milhões em 2012

- Receita líquida de R$ 1.293,2 milhões em 2012

- EBITDA de R$ 551,7 milhões em 2012

Telefones de Contato
Tecon Santos
55 (13) 2102-9000

Tecon Imbituba
55 (48) 3255-0667

Tecon Vila do Conde
55 (91) 3322-7575

Logística
55 (13) 3209-6000

Terminal de Veículos
55 (13) 2102-9000

SITE:http://www.santosbrasil.com.br/

ENVIO DE CURRÍCULO PARA O EMAIL CV@SANTOSBRASILLOG.COM.BR


Galeria de fotos







Nenhum comentário:

Postar um comentário