Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Estado inicia mutirão para detectar hepatite C

De A Tribuna On-line


A Secretaria de Estado de Saúde inicia nesta segunda-feira mutirão para detectar hepatite C. Os testes poderão ser feitos no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, das 8 às 17 horas.

Os exames são gratuitos e não é necessário agendar atendimento. Quem tiver interesse basta se dirigir ao hospital, na Rua Oswaldo Cruz, 197, no Boqueirão. Caso o paciente receba diagnóstico de positivo será encaminhado para tratamento médico, informa assessoria da Secretaria de Saúde.

Popularmente conhecida como doença silenciosa, a hepatite C raramente apresenta sintomas e pode não se manifestar no organismo por mais de 20 anos. Cerca de 90% dos infectados não sabem que estão com a doença e só descobrem quando o problema já está muito avançado, podendo apresentar quadros graves como cirrose ou câncer no fígado.

De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 170 milhões de pessoas em todo o mundo estão infectadas pela hepatite C. A doença é hoje a principal causa de transplantes de fígado no Brasil.

O vírus HCV, causador desta forma da doença, é transmitido pelo contato com sangue contaminado. As formas mais comuns de contágio são o uso de agulhas e seringas compartilhadas e a manipulação de materiais contaminados que cortem ou perfurem a pele, como lâminas, bisturis e alicates.

Quanto mais precoce for o diagnóstico dos pacientes, maiores são as chances de cura com o tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário