A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, enfatizou a crescente "liderança internacional" do Brasil, depois de uma reunião em Washington com o chanceler Antonio Patriota, para preparar a futura viagem do presidente Barack Obama ao país.
"Admiramos muito a crescente liderança mundial do Brasil", disse Hillary a jornalistas, depois de receber Patriota no Departamento de Estado.
"Acreditamos que há muitas áreas nas quais o Brasil demonstrará sua liderança e queremos dar nosso apoio a esses esforços", completou.
Obama iniciará sua primeira viagem à America do Sul e Central em 19 de março em Brasília, onde se reunirá com a presidente Dilma Rousseff, e um dia depois visitará o Rio de Janeiro, antes de seguir viagem para Chile e El Salvador.
Hillary falou das iniciativas para o desenvolvimento do Brasil, que detém atualmente a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU, mas a chefe da diplomacia americana não deu seu apoio às aspirações brasileiras de obter um assento fixo nesse organismo.
"Esperamos ter um diálogo construtivo com o Brasil sobre esse tema durante a viagem de Obama e no futuro", limitou-se a dizer Hillary.
"Queremos ver os Estados Unidos fazerem parte de uma profunda reforma do Conselho de Segurança", disse Patriota.
Washington quer que a viagem de Obama sirva para "explorar vias adicionais" para impulsionar a "robusta relação" bilateral, com uma agenda que inclui desde temas globais como direitos humanos e segurança alimentar, até energia, comércio, luta contra a pobreza e igualdade de gênero.
"O Brasil dá muito ao desenvolvimento do mundo. Muitas vezes cito o país como exemplo", disse Hillary.
Nenhum comentário:
Postar um comentário