A Maersk, maior transportadora marítima do mundo, anunciou formalmente na última segunda feira, o pedido de 10 embarcações de grande porte para o transporte de contêineres. Os navios da categoria Triple-E terão capacidade para 18 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e custarão US$ 1,9 bilhão.
O contrato com a empresa Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering prevê opções para mais 20 embarcações similares. Os navios custaram US$ 190 milhões cada e devem ser entregues entre 2013 e 2015.
As embarcações navegarão na rota Ásia-Europa e farão escalas em cinco portos chineses: Xangai, Ningbo, Xiamen Yantian and Hong Kong. Também passarão por pontos de conexão com a Ásia, em Tanjung Pelepas, na Malásia e com o Mediterrâneo Oriental, em Port Said, no Egito.
O presidente-executivo da empresa Eivind Kolding afirmou que a transportadora precisa de mais capacidade, uma vez que o crescimento estimado para os próximos anos é de 5% a 8%. Kolding classificou os navios como "significativamente econômicos" do ponto de vista energético e ambiental.
Os Triple-E tem capacidade de 2.500 TEUs a mais que o atual maior navio da frota, o Emma Maersk, que pode receber até 15.500 Teus. As novas embarcações reduzirão os custos por contêiner em até 26%. O consumo de combustível também será 20% menor em relação aos maiores navios da frota.
A Maersk conta com mais de 500 navios, sendo que aproximadamente 100 embarcações navegam na rota Ásia-Europa.
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