Pesquisar este blog
quinta-feira, 10 de março de 2011
Brasil fica fora do 'top 100' das universidades de maior reputação
G1
A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, obteve a pontuação máxima no ranking das melhores universidades em reputação do mundo divulgado nesta quinta-feira pela Times Higher Education (THE), instituição baseada em Londres.
O ranking foi montado a partir de uma pesquisa somente para convidados de mais de 13 mil professores de 131 países do mundo e reforça a posição dominante das instituições dos EUA e consagra boa reputação de universidades do Reino Unido e do Japão.
O índice faz parte do ranking das melhores universidades do mundo divulgado pela THE em setembro do ano passado.
O Brasil não tem instituição entre as 100 melhores. Rússia (Universidade Lomonosov de Moscou), China (universidades Tsinghua, Pequim e Hong Kong) e Cingapura e Hong Kong também aparece com instituições entre as 50 melhores do ranking. No grupo entre as posições 51º e 100º aparecem universidades de países emergentes como a Universidade de Seul, na Coreia do Sul; Universidade de Taiwan e o Instituto de Ciência da Índia.
Veja as 10 primeiras universidades no ranking de melhor reputação
Posição
Instituição
País
Pontuação
1º)
Universidade de Harvard
EUA
100,0
2º)
Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)
EUA
85,0
3º)
Universidade de Cambridge
Reino Unido
80,7
4º)
Universidade da Califórnia - Berkeley
EUA
74,7
5º)
Universidade de Stanford
EUA
71,5
6º)
Universidade de Oxford
Reino Unido
68,6
7º)
Universidade de Princeton
EUA
36,6
8º)
Universidade de Tóquio
Japão
33,2
9º)
Universidade de Yale
EUA
28,3
10º)
Insitituto da Tecnologia da Califórnia
EUA
23,5
Fonte: Times Higher Education, Top Universities by Reputation 2011
>> Veja o ranking completo
A pesquisa pediu aos acadêmicos experientes para destacar o que eles acreditavam ser o mais forte das universidades para o ensino e a pesquisa em seus próprios campos. Harvard obteve 100 pontos.
As outras cinco melhores classificadas foram Instituto de Tecnologia de Massachusetts; Universidade de Cambridge (Reino Unido); Universidade da Califórnia, em Berkeley; Universidade de Stanford University e Universidade de Oxford (Reino Unido).
Simon Pratt, gerente de projeto da pesquisa, disse que os dados "mostram uma diferença significativa no pé reputação dos seis primeiros, com uma queda no número de respostas abaixo desse nível".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário