Pesquisar este blog

domingo, 27 de março de 2011

Energia Eólica

E-ship deixou o Porto de Santos nesta manhã

De A Tribuna On-line

Créditos: Luigi Boungiovanni

O navio E-ship 1, primeiro cargueiro do mundo movido parcialmente por energia eólica, deixou o Porto de Santos às 9h08 desta sexta-feira. A manobra tinha sido prevista para a noite de quinta-feira. A embarcação, que fez sua segunda escala no complexo santista, chegou às 18h30 de terça-feira  e desde então operou no armazém 32.  

Enquanto esteve operando, o E-ship 1 realizou o embarque de pás eólicas. Quarenta e oito carretas levaram o carregamento para o navio, gerando focos de congestinamento nas vias internas e de acesso ao Porto de Santos devido às dimensões das cargas. 

A embarcação veio do Porto do Rio Grande, no Sul do país, e daqui segue para Emden, na Alemanha. O cargueiro tem feito viagens regulares entre o Brasil e a Alemanha, trazendo componentes para usinas eólicas que a Wobben Windpower está construindo no Nordeste e no Sul do país e levando aerogeradores fabricados pela empresa no Brasil.

O E-ship 1 foi projetado pela Enercon Shipping GmbH, uma das maiores fabricantes de turbinas eólicas no mundo e proprietária da Wobben. Com a propulsão diesel-elétrica como sua principal fonte de energia, o navio é considerado revolucionário por utilizar a força dos eventos em sua navegação. A ajuda da natureza é possível graças aos quatro rotores cilíndricos, de 27 metros de altura por quatro de diâmetro, localizados no convés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário