Pesquisar este blog

domingo, 27 de março de 2011

Tecnologia

Aos 117 anos, A Tribuna segue pelo caminho multimídia

Da Redação

Créditos: Alberto Marques
Do parque gráfico de A Tribuna saem os exemplares do jornal enviados para diversas regiões

A complementação do jornal impresso pelas novas e cada vez mais variadas formas de transmissão de notícias pela internet é a aposta de A Tribuna para alcançar dois objetivos: ampliar o número de leitores, sobretudo entre os mais jovens, e acompanhar o mais perto possível as transformações econômicas e estruturais em andamento na Baixada Santista.

“Temos plataformas (para leitura do jornal de forma on-line) para (aparelho) iPhone, (sistema operacional) Android e estamos nos preparando para o tablet iPad, da Apple”, comenta o diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini. O acesso ao conteúdo para iPad será pago, como ocorre para a leitura das edições de A Tribuna pela internet – destinada a assinantes da mídia impressa.

O diretor-superintendente do jornal e diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, afirma que a presença mais expressiva em meios digitais é uma necessidade. “Um jornal deve estar sempre acompanhando as evoluções do comportamento das pessoas. A multimídia é parte dessa evolução. Nosso site, hoje, é o mais visitado de toda a região”, pontua.

E a participação de A Tribuna no universo digital será ampliada, segundo Marcos. Outra novidade, em desenvolvimento, é a criação de mais um blog sobre o Santos Futebol Clube, onde serão mostrados bastidores e detalhes das viagens da equipe.

“O aumento do número de blogs ampliará a interatividade com o leitor. Ele se sente o dono do jornal e o norteia em suas diretrizes. Queremos saber mais a opinião do leitor, tanto que trazemos para o papel o resultado das enquetes em A Tribuna On-Line”, comenta Marcos Santini.

“A voz do leitor é e sempre foi uma prioridade nossa. Assim, a Tribuna do Leitor (seção de cartas e e-mails) e, agora, a coluna Papo com os Editores (na qual editores e repórteres abordam assuntos de destaque da edição do dia, com espaço para comentários dos internautas) são muito importantes para o jornal, que quer estar sempre em sintonia com a comunidade”, reforça Roberto Santini.

Transformações

Dar mais agilidade para A Tribuna será uma vantagem no acompanhamento dos avanços projetados – alguns, próximos de acontecer – para a Região Metropolitana da Baixada Santista.
“O jornal e o grupo (A Tribuna) vão intensificar esse acompanhamento. Em infraestrutura, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) definirá, em 30 dias, se teremos uma ponte ou um túnel na região, e há projetos para o Viaduto Rubens Paiva (antigo 31 de Março) e o Trevo de Cubatão; a duplicação da Rodovia Cônego Domênico Rangoni até a Usiminas; o Porto Valongo, que vai mudar a cara do Centro de Santos; o projeto Barnabé-Bagres (que ampliará a capacidade de movimentação de cargas do complexo portuário santista), num futuro próximo”, relaciona Marcos Clemente Santini.

O diretor-presidente demonstra a crença de A Tribuna no desenvolvimento regional com dois aspectos. Um deles, o de exploração de combustíveis na camada de pré-sal, na qual “o jornal acredita há quase dois anos”, com a publicação da página Petróleo & Gás, toda quinta-feira, desde 23 de abril de 2009.

O outro elemento é a expansão da construção civil. Tanto que, neste ano, o Sistema A Tribuna de Comunicação promoverá a primeira edição do Ficon, sigla para Fórum da Indústria da Construção de Santos e Região. Ocorrerá em 3 de maio. Neste mesmo mês, uma comitiva viajará a Barcelona, na Espanha, sede da Construmat – feira bienal de construção que, em sua última edição, atraiu participantes de 33 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário