Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Assembleia Legislativa prepara homenagem aos primeiros gays casados no País

União
Assembleia Legislativa prepara homenagem aos primeiros gays casados no País

G1


Os recém-casados Luiz André Resende Sousa Moresi e José Sérgio Sousa Moresi, que conseguiram nesta segunda-feira reverter a união estável no primeiro casamento civil entre homossexuais do país, nem tiveram tempo de curtir a lua-de-mel. Na noite desta terça, os dois foram homenageados em um ato da Assembleia Legislativa de São Paulo para celebrar o Dia Mundial do Orgulho LGBT.

Exibindo a certidão de casamento, Luiz André contou ao público que lotou o Auditório Paulo Kobayashi, que a conquista do casal era, na verdade, “de todos nós”. Dedicou a união dos dois aos militantes em favor dos direitos dos homossexuais e finalizou: “hoje somos a família Sousa Moresi”. A plateia, formada por gays e heterossexuais, aplaudiu.

A união do comerciante Luiz André e do cabeleireiro José Sérgio ocorreu em Jacareí, no interior de São Paulo, depois que a Justiça paulista converteu a união estável deles em casamento. A decisão saiu pela 2ª Vara da Família e das Sucessões de Jacareí.

O ato, marcado para as 19h e organizado pela Comissão dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais da Assembleia, começou com uma hora de atraso. A deputada Leci Brandão, integrante da Comissão, foi a responsável pela realização da homenagem. Em seu discurso, disse que é preciso comemorar a data “com muito respeito”.

Já o deputado Carlos Giannazi (PSOL), foi mais duro em sua crítica aos que, segundo ele, trabalham contra a causa LGBT.

E o ataque teve como alvo companheiros de Assembleia. “Essa Casa é conservadora e homofóbica.”

Para o parlamentar, os projetos em favor dos homossexuais são obstruídos pelo o que ele chamou de “bancada da morte”. Giannazi não citou os deputados que supostamente fazem parte desse grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário