Oportunidade
Da Redação
Em menos de dois anos e meio de vigência, o Pacto pelo Emprego, firmado pela Prefeitura e os setores industrial e comercial de Cubatão, gerou 18.884 empregos para trabalhadores da Cidade, além de ter qualificado 447 pessoas para profissões de áreas que vão do comércio à informática, passando pela construção civil.
Os dados constam de levantamento feito pela Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável-Semed anunciado na última sexta-feira em solenidade em que mais uma empresa, o consórcio Tomé Technip, aderiu ao programa.
Oito empresas
Agora, são oito as empresas que fazem parte do pacto. As demais são: Usiminas, RS Construções, FM Engenharia, NM Engenharia, Construtora Chain (responsável pelas obras das 1.860 moradias que estão sendo construídas na Cidade pela Companhia Estadual de Desenvolvimento Habitacional e Urbano-CDHU), Pró-Saúde Administração Hospitalar, gestora do Hospital Municipal “Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva” e Viação São Bento.
Petrobras
A Refinaria Presidente Bernardes, da Petrobras, também assumiu o compromisso de fazer com que as empresas por ela terceirizadas contratem e qualifiquem preferencialmente trabalhadores de Cubatão.
A empresa estatal não pode assumir diretamente tal compromisso, porque seus funcionários são contratados mediante concurso público.
Lançado em abril de 2009, pela prefeita Marcia Rosa, o Pacto pelo Emprego tem como signatários, além de Prefeitura, a Associação Comercial e Industrial de Cubatão-ACIC e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo-Ciesp. Em seu primeiro ano de vigência, 5.659 vagas de empregos, destinadas preferencialmente a moradores da Cidade, foram registradas no Posto de Atendimento ao Trabalhador-PAT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário