Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Novo iPhone terá 'assistente inteligente', controlado por voz

AppleG1

Créditos: AFP

O novo presidente Apple, Tim Cook, mostrou nesta terça-feira o iPhone 4S. Após 15 meses, o sucessor do iPhone 4 chega com o mesmo formato da versão anterior, mas com processador mais veloz de dois núcleos, câmera atualizada com 8 MP, maior velocidade de conexão à internet via rede de telefonia celular e um sistema inteligente de interação via voz. 

O usuário poderá, por exemplo, "perguntar" para o iPhone se "vai chover hoje", e o aparelho encontrará a informação na internet. O sistema, batizado de Siri, estará disponível inicialmente em inglês, francês e alemão.

A empresa aproveitou o evento ainda para remodelar sua linha de tocadores mp3, o iPod, que teve preços reduzidos nos Estados Unidos.

O novo iPhone 4S é duas vezes mais rápido que a versão anterior, segundo a Apple, com os gráficos sendo processados 7 vezes mais rapidamente com um novo chip gráfico. O iPhone 4S tem bateria que suporta 8 horas de conversa em 3G, 14 horas em Edge, 9 horas de conexão wi-fi e pode baixar dados duas vezes mais rapidamente do que a versão anterior. A nova bateria é capaz de reproduzir 10 horas de vídeo e 40 de música.

Com o Siri, a tecnologia de reconhecimento de voz, o usuário pode fazer perguntas para que o iPhone haja como um "assistente inteligente". Pressionando o botão Home, o Siri é acionado. 

Se o usuário pergunta "preciso levar um guarda-chuva?", o iPhone apresentará o aplicativo de tempo. "Como faço para ir até a farmácia?", e o aparelho abre o aplicativo mapa, mostrando a rota mais fácil. Quando o usuário pergunta "qual é a hora em Paris?", o iPhone abre o relógio. O despertador do aparelho é acionado quando o usuário fala "me acorde às 6 horas da manhã amanhã".

É possível enviar mensagens de texto por meio de voz. Quando o usuário recebe um torpedo, ele pode falar "leia minha mensagem" para que o iPhone leia o texto. A resposta pode ser feita da mesma forma, falando para responder e falando em voz alta a mensagem.

A conexão à internet pelo celular utiliza tecnologia HSDPA, uma evolução do chamado padrão 3G. O modelo atinge até 14,4 Mbps de velocidade de download, contra 7,2 Mbps do iPhone 4. O mesmo aparelho é capaz de funcionar tanto em redes de telefonia com sistema GSM, como a maioria das utilizadas no Brasil, e CDMA, tecnologia ainda em voga nos Estados Unidos.

A empresa também anunciou que fez um atualização no sistema de antenas do aparelho ´´após o lançamento do iPhone 4, muitos usuários tiveram problemas com o aparelho por causa disso e o caso ficou conhecido como 'Antenagate'. O iPhone 4S tem um sistema wireless que permite que ele alterne entre duas antenas para melhorar a qualidade das ligações.

A Apple adicionou uma câmera de 8 megapixels no iPhone 4S, com um sensor que captura 60% mais pixels do que a versão anterior do smartphone. O novo sistema tem uma sensibilidade maior à luz, é um terço mais rápido na captura de imagens que o iPhone 4 - a primeira foto leva 1,1 segundo para ser feita, e a segunda, 0,5 segundos - e produz imagens em resolução de 3.264 por 2.448 pixels. O sistema terá reconhecimento de face.

Os vídeos serão gravados em resolução Full HD (1080p de definição), e a câmera tem estabilizador de imagem e redutor de ruído.

Estreia

 A apresentação foi feita pelo novo CEO da companhia, Tim Cook, que assumiu o cargo no final de agosto após o afastamento definitivo de Steve Jobsx. O ex-comandante e fundador da companhia deixou a Apple por problemas de saúde.

"Este é meu o primeiro lançamento de produto desde que assumi o cargo. Muitos
de vocês não sabiam disso", brincou Cook. Ele também comentou o fato do evento ser realizado em uma sala na sede da Apple, em Cupertino, na Califórnia. “Aqui é como se fosse uma segunda casa para nós. Então, o evento aqui é como receber vocês em nossos lares”.

A sala recebeu o lançamento do primeiro iPod, em 2001, e do primeiro MacBook Air, em 2008. Normalmente, a empresa faz seus lançamentos no Yerba Buena Center, em San Francisco.

Cook deu números para mostrar a importância do iPhone no mercado de smartphones, que cresceu 74% entre 2010 e 2011. "Nosso crescimento foi maior, de 125%", disse. A Apple é dona de 5% do mercado mundial de telefones celulares. 
Sobre o iPhone, Cook destacou a satisfação de seus clientes. "As pessoas amam seus iPhones, 70% delas estão muito satisfeitas", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário