Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Caranguejos tomam a Praia de Itaguaré, em Bertioga

Procuraram o mar

De A Tribuna On-line

Poucos os que ainda estão vivos na praia

Atualizado às 23h20

Milhares de caranguejos apareceram mortos na Praia de Itaguaré, em Bertioga, na tarde desta quarta-feira. Os animais saíram dos manguezais localizados na região que, devido às chuvas dos últimos dias, passou por um processo conhecido como dessalinização (quando ocorre a intensificação da água doce nesses ambientes). A prefeitura organizou um mutirão para levar de volta ao mangue aqueles que permanecem vivos.



Apesar da forte chuva que caiu ao longo do dia, foram muitos os curiosos que se aventuraram a acompanhar o fenômeno. Os irmãos Diego e Pablo, de Ribeirão Preto, que estão de férias na região, passavam pela praia com intuito de verem com os próprios olhos a movimentação dos caranguejos da espécie uça. "Acompanhamos a notícia pelo jornal e queríamos ver se era verdade. Nunca presenciamos algo do tipo", comentou Diego.

Nesta quarta-feira, mesmo com chuva, algumas pessoas foram à orla ver o fenõmeno

Na manhã e início desta terça, a maioria desses animais estava vivos. Mas, ao longo do dia e com a intensificação do calor, muitos deles acabaram não resistindo e morreram a caminho do mar, já que necessitam de água salobra para viver.


Os irmãos Diego e Pablo, de Ribeirão Preto, que estão de férias na região, passavam pela praia
Isso não impediu com que moradores das redondezas aproveitassem a oportunidade para capturar alguns desses animais durante essa tarde. Enquanto a intenção de alguns era comerciá-lo nas estradas, a de outros não passava perto disso. "Não vou vendê-lo. Estamos pegando para levar para casa e depois prepararmos uma caranguejada", disse Paloma, de 28 anos, que vive ali desde pequena e estava acompanhada dos dois sobrinhos.

Operação

Levantamento feito pela Guarda Ambiental leva a crer que pelo menos 1 milhão desse animais foram a praia desde o último fim de semana. A prefeitura da Cidade mobilizou uma equipe para salva-guardar os animais e levá-los de volta ao habitat natural. A prioridade é que as fêmeas, principalmente aquelas que estão prestes a dar à luz, sejam zeladas e transportadas ao mangue.

Paloma e os sobrinhos estavam na praia desde cedo para capturarem os animais

Nenhum comentário:

Postar um comentário