A instalação do primeiro radar da Avenida Perimetral da Margem Direita do Porto de Santos, que estava prevista para esta sexta-feira, será concluída apenas nos próximos dias. Mas, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, ele só começará a flagrar excessos de velocidade no próximo mês.
> O que você acha de ter um radar na Avenida Perimetral? Vote
O radar será instalado próximo à curva do Monumento ao Trabalhador Portuário, na pista sentido Ponta da Praia. Desde a inauguração da via pela Codesp, há menos de um ano, 10 caminhões tombaram no local, por excesso de velocidade. O último acidente aconteceu há exatamente uma semana, na curva.
A medida é fruto da parceria entre a Codesp e a Prefeitura Municipal de Santos, através da CET. Ela punirá motoristas de carros, motos e caminhões que trafegarem em velocidade acima de 40 km/h na via portuária.
Segundo a CET, o radar só entrará em operação após a aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O teste será marcado nos próximos dias e servirá para verificar se a velocidade apontada no radar é a mesma praticada pelos veículos.
A estrutura do equipamento começou a ser montada na semana passada. Os laços detectores de velocidade já estão instalados no solo. Faltam apenas as câmeras que vão flagar as placas dos carros e algumas peças, que serão providenciadas nos próximos dias.
Para instalar os laços detectores, a CET interditou a via parcialmente. Segundo o órgão de trânsito, o serviço foi feito em partes para não prejudicar o
trânsito intenso da avenida.
O equipamento está sendo instalado pela empresa Splice do Brasil, contratada pela Prefeitura para cuidar de todos os radares da Cidade. Ela também ficará responsável pela manutenção do aparelho.
Convênio
O convênio entre a Codesp e a Prefeitura, assinado no final do mês passado, foi considerado um marco na relação porto-cidade, tanto para a administração municipal quanto para a Docas. Ele prevê que agentes da CET, policiais militares e guardas portuários autuem motoristas infratores na área portuária.
Antes de exercerem a função de fiscais de trânsito, os Guardas Portuários têm de passar por treinamento. Aprimeira turma, de 20 profissionais, começou o curso de duas semanas no último dia 31 e aguarda o credenciamento da CET. No total, 70 guardas, que já atuamna orientação do trânsito,serão treinados.
A expectativa da Codesp é assinar o mesmo convênio com a Prefeitura do Guarujá, para a fiscalização do trânsito na futura Avenida Perimetral da Margem Esquerda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário