Lazer
De A Tribuna On-line
Quem vive a rotina casa-trânsito-trabalho pode não saber, mas Guarujá tem trilhas que são ótimas opções para lazer e atividade física. Para os que gostam do contato com a natureza, a cidade oferece várias opções para realizar trilhas pela Mata Atlântica, concentradas nas pontas Sul e Norte da Ilha de Santo Amaro.
Entre elas, destacam-se as da região da Fortaleza da Barra Grande, onde além da natureza, o visitante poderá conhecer um pouco da história colonial brasileira e a trilha Ecológica do Conde, na qual é possível também praticar esportes radicais como tirolesa, minirrapel e slack-line (que se assemelha a corda bamba circense), sobre piscina natural.
A biodiversidade deixa o local ainda mais atraente e ideal para quem quer respirar um ar puro, longe da poluição, e deixar o estresse da metrópole de lado. Há opções tanto para quem nunca caminhou pelas matas como para quem já é “iniciado” na prática. Porém, é recomendado que todas as trilhas sejam feitas sob a orientação de um guia regional de turismo, para garantir que o passeio seja desfrutado com segurança
Trilhas
Trilha da Fortaleza da Barra Grande: O seu acesso é por meio da estrada do bairro Santa Cruz dos Navegantes, no Clube Saldanha da Gama. A trilha tem nível de dificuldade baixo e leva até a Fortaleza da Barra Grande, construída pelos espanhóis em 1584 para evitar o ataque de piratas. Situada em frente ao estuário de Santos, é garantia de um passeio muito agradável, repleto de história e belezas naturais.Há, também, acesso à Praia do Góes.
Trilha da Praia do Éden: O seu acesso é pela Estrada do Pernambuco, por meio do portal do Condomínio Sorocotuba, onde se pode chegar caminhando ou de carro, até o topo do morro. Tem duração aproximada de 20 minutos e, descendo cerca de 40 metros por escadaria de pedras em meio à vegetação, chega-se até a Praia do Éden. De areia clara e mar que mais parece esmeralda líquida, recompensando o esforço.
Trilha da Praia Preta e Camburí: O seu acesso é pela Prainha Branca e, durante 2 horas aproximadamente, exigirá dos seus usuários um pouco mais de energia. Todavia, proporcionará experiências inesquecíveis, já que durante toda a sua extensão, a natureza que poderá ser contemplada é praticamente intocada. A Praia Preta, com sua beleza singular, e a Praia do Camburí, banhada de um lado pelo mar e do outro pelas águas do rio da Serra do Guararu, oferecerão aos visitantes a verdadeira visão do paraíso.
Trilha da Prainha Branca: Tem início no portal da Sociedade dos Amigos da Prainha Branca, ao lado da travessia de balsas Guarujá-Bertioga, ao final da Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana (SP61), também conhecida como Rodovia Guarujá-Bertioga. Chamada também de trilha alta, com duração de aproximadamente 20 minutos, é um ótimo passeio, realizado por caminho suave e com calçamento de pedras, oferecendo aos usuários facilidade de acesso e uma espetacular interação com a Mata Atlântica. Ao longo do percurso, poderão ser observadas milhares de espécies de plantas, animais e, do seu ponto mais alto, é possível admirar a bela vista da ilha junto à praia, cartão postal do passeio.
Trilha das Ruínas: Assim como a Trilha da Prainha Branca, tem início no portal da Sociedade dos Amigos da Prainha Branca. É também conhecida como trilha baixa, tem duração de aproximadamente 40 minutos e, ao longo do trajeto, é possível observar as ruínas da Armação das Baleias, localizada à margem do canal de Bertioga, um importante marco econômico nos séculos XVIII e XIX, onde se extraía o óleo dos mamíferos para iluminação pública, construção civil e outros. Além disso, será possível visitar as ruínas da Ermida de Santo Antônio do Guaibê, uma capela do século XVI, construída a partir de pedra e óleo de baleia e onde Padre José de Anchieta, ao som das vozes dos índios tupiniquins que ecoavam do segundo andar da igreja, levava a Palavra de Deus àqueles que precisavam de acolhimento.
Trilha do Conde: A área, de propriedade particular e administrada pelo Instituto Litoral Verde, situa-se no Quilômetro 14,5 da Estrada Guarujá-Bertioga, na Serra do Guararu. O acesso é feito por estrada também particular, do Centro de Estudos do Meio Ambiente-Cema, à direita no sentido Guarujá-Bertioga. O local, em meio a um sítio arqueológico, além de reunir quatro trilhas ecológicas belíssimas e rodeadas pela diversa Mata Atlântica, permite que seus usuários pratiquem esportes radicais como rapel, tirolesa e slackline com segurança e muita emoção.
O espaço conta também com salas para palestras, destinadas a escolas e universidades, tem ainda uma sala com exposição permanente e venda de artesanato local. Além de piscinas com cascatas naturais que podem ser utilizadas pelos visitantes.
É o primeiro e único ponto de ecoturismo com esporte radical com trilhas para todos os gostos, com dificuldades leve, média e moderada, inclusive uma trilha infantil, destinada às crianças acima de 6 anos.
O local abre diariamente, das 9 às 17 horas, o agendamento é exigido somente de terça a sexta-feira. O ingresso é vendido a R$ 2,50 e cada esporte radical custa R$ 10.
Outras informações pelo telefone (13) 3305-1512 begin_of_the_skype_highlighting (13) 3305-1512 end_of_the_skype_highlighting ou email:
contato@institutolitoralverde.com.br
Com exceção da Trilha do Conde, as demais trilhas têm entrada gratuita, as demais informações podem ser obtidas na Secretaria de Turismo, pelo telefone 3344-4601.
Nenhum comentário:
Postar um comentário