Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Papa Francisco deixa o Brasil e diz que 'já sente saudades'


De A Tribuna On-line
Com informações da Agência Brasil



'Começo a sentir saudades'. Dessa forma, papa Francisco, que deixou o Brasil às 19h35 deste domingo, em um avião da Alitália, se despediu durante seu último compromisso público no Brasil, na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, onde foi saudado pelo vice-presidente, Michel Temer (PMDB), e pelo ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores).

> Para você, o que mais marcou a passagem do papa pelo Brasil?

Papa Francisco chegou ao Brasil na segunda-feira para uma série de compromissos, sendo o principal deles a Jornada Mundial da Juventude, que atraiu uma multidão de fiéis em vários eventos realizados na Praia de Copacabana.

Em um rápido discurso no aeroporto, papa mencionou os lugares que visitou e disse que já sente saudades de cada um deles. "Obrigado pelo calor do acolhimento e da amizade que me foram demonstrados. Disso também já sinto saudades".

Leia também:
> Papa deixa mensagem para os políticos, diz Carvalho



Papa decolou de volta para Roma. na Itália, às 19h35 deste domingo


O pontífice afirmou que sua última expressão de saudade se refere à Nossa Senhora Aparecida. Ele lembrou sua visita ao Santuário e contou que pediu pela humanidade inteira.

Papa agradeceu à presidente Dilma Rousseff e aos religiosos que o acompanharam durante sua estada no Brasil. "O papa vai embora e lhes diz, até breve. Um até breve com saudades. E lhes pede que não se esqueçam de rezar por ele", diz o papa no encerramento de seu pronunciamento.

Ao término da cerimônia, papa cumprimentou e abençoou diversas autoridades. Em seguida, seguiu de carro para o avião que o levará de volta a Roma, na Itália.



Créditos: AFP
Francisco chega à Base Aérea do Aeroporto do Galeão, antes de embarcar no voo para a Itália

Pronunciamento

Muitas crianças foram convidadas para a cerimônia de despedida do pontífice, em uma sala da Aeronáutica no Galeão. Um palco foi montado em um hangar para seu último pronunciamento antes de deixar o Brasil.

O vice-presidente elogiou a gentileza, simplicidade, delicadeza e suavidade do papa Francisco. Declarou ainda que o pontífice trouxe paz e harmonia com suas palavras e que espera que estas fiquem nas almas dos brasileiros.

"Boa viagem, papa Francisco. Volte logo", diz Michel Temer ao encerrar seu discurso.



Créditos: AFP
Pontífice veio para o Brasil para a Jornada Mundial da Juventude e participou de diversos compromissos

Revolucionários

À tarde, em seu último dia no Brasil, depois de quase uma semana de vários compromissos concentrados principalmente no Rio de Janeiro, onde ocorre a Jornada Mundial da Juventude, o papa Francisco se despediu com novos discursos voltados para os jovens. Em encontro com os voluntários da Jornada, no Riocentro, ele falou por pouco mais de 10 minutos e agradeceu o trabalho de todos. Em sua mensagem, pediu que os voluntários sejam revolucionários.

"Peço que vocês sejam revolucionários, peço para vocês irem contra a corrente, peço que se rebelem contra essa cultura do provisório. Tenho confiança em vocês em irem contra a corrente. Também tenham a coragem de ser felizes", disse Francisco.

No início da cerimônia, um jovem brasileiro e uma polonesa agradeceram a presença do papa e a escolha de seus países para sediar a jornada. A Polônia irá sediar o próximo evento em 2016.

"Não podia regressar a Roma sem antes agradecer de modo pessoal e afetuoso cada um de vocês pelo trabalho com que ajudaram os milhares de peregrinos e os detalhes que ajudaram a fazer dessa Jornada Mundial da Juventude um espetáculo belíssimo", disse. O papa chegou de helicóptero e entrou no pavilhão de papamóvel, sendo aplaudido pelos voluntários.

"Vocês provaram que a maior alegria é dar do que receber", acrescentou. E lembrou que os jovens devem seguir seu caminho, de ter uma família ou o sacerdócio. "Cada um tem seu caminho. Alguns são chamados a ter família, com o sacramento do matrimônio. Há quem diga que hoje o casamento está fora de moda. Está fora de moda?", perguntou o papa. E o público respondeu: não.

Ao final da cerimônia, o pontífice disse que todos podem contar com as orações dele, "pois sei que posso sempre contar com as orações de vocês". Ele orou e abençoou os voluntários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário