De A Tribuna On-line
O supervisor nacional do Imposto de Renda da Secretaria da Receita Federal, Joaquim Adir, confirmou nesta terça-feira que a página do órgão na internet, que disponibiliza desde as 8h o "download" do programa do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2011 e do programa transmissor da declaração, está um pouco lenta.
"Sempre na manhã do primeiro dia de declaração é difícil. A gente toma todas as precauções, mas a demanda está muito grande. Daqui a pouquinho está regularizado. Todo primeiro dia do IR pela manhã, é muita gente baixando o programa. Não tenho dúvida que é muita gente [baixando] e que, na parte da tarde, vai estar mais tranquilo", disse Adir, da Receita Federal.
Segundo ele, 21 mil contribuintes enviaram a declaração do IR deste ano para o Fisco até às 11h20. De acordo com especialistas, as pessoas que mandam o documento mais cedo, sem erros ou omissões, têm maiores chances de receber a restituição (se tiverem direito) nos primeiros lotes, pagos em meados de junho e de julho. Ao todo, são sete lotes de restituição, entre junho e dezembro de cada ano, pagos por volta do dia 15.
O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda deste ano se estende até 29 de abril, e as pessoas que apresentarem o documento após a data limite estarão sujeitas a uma multa mínima de R$ 165,74. A expectativa da Receita Federal é de receber 24 milhões de declarações em 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário